Big Data e gestão de dados melhoram a dinâmica de atendimento nas organizações de saúde

Muitas empresas da área da saúde, como hospitais e clínicas, vêm sendo cada vez mais impactadas pelos avanços da tecnologia. Soluções como Inteligência Artificial (AI), Big Data e dispositivos de monitoramento remoto ganham espaço na rotina dessas organizações e realizam uma verdadeira transformação na administração e nos processos de gestão, contribuindo com mais agilidade e assertividade. De acordo com dados do IDC, International Data Corporation, até o ano de 2021 mais de 20% das organizações médicas já terão alcançado um ganho de 15% a 20% em sua produtividade com o AI.

A utilização crescente de dados coletados e administrados no dia a dia dos atendimentos também é outro ponto de destaque. De acordo com a IBM, um paciente pode gerar mais de um milhão de gigabytes de dados relacionados à saúde durante sua vida. Essa rica base de informações ganha uma função efetiva com a aplicação do Big Data, que permite o cruzamento, a interpretação e aplicação deles de forma simples e clara, além de melhorar todas as etapas dos atendimentos.

Benefícios para o sistema de saúde

Com essas novas ferramentas do mercado uma série de benefícios são gerados tanto para o paciente, que recebe um atendimento mais rápido e diagnósticos mais precisos, quanto para os profissionais da área, que são munidos com mais informações a respeito dos casos, dos pacientes e conseguem comparar com dados atualizados sobre doenças e epidemias, suas curvas gráficas e temporais. Além disso, é possível controlar com mais exatidão processos essenciais para a rotina como o número de vagas disponíveis nos hospitais, os tipos de medicamentos disponíveis e o avanço do enfermo no tratamento, obtendo relatórios mais completos e maior produtividade no dia a dia.

A Celk já está incorporando essas novas tecnologias nos seus módulos e produtos para melhorar ainda mais o atendimento aos seus clientes e potencializar as suas soluções de gestão de saúde para os mais diferentes tipos de organizações como clínicas, laboratórios, hospitais e muito mais.

Acompanhe nossas redes sociais, em breve teremos mais novidades.